5/27/2005

The Lions

Os Leoes de Tolstoi iniciaram há pouco tempo os seus percursos nas lides profissionais.

Não me cabe aqui obviamente falar dos meus outros comparsas, mas por mim, e penso que falo por todos, está a ser um tempo de descoberta e alguma preplexidade com a nova realidade diária com que nos deparamos.

Felizmente conseguimos trocar impressões com frequência acerca das nossas experiências...

É bom sentir que estamos acompanhados por alguém que passa pelo mesmo que nós...Incógnito, Bairro, Picoas...You know what i mean...hehehe.

Um grande saravá a todos os Leoes e Leoas, continuemos assim...
(o saravá obviamente estende-se também a todos os "partners in crime" que também fazem parte desta bela tertúlia...que obviamente não se resume aos quatro nomeados neste blog).

PS- Estes ""Leões não têm nada que ver com um conhecido clube de futebol (felizmente!)

5/19/2005

STAR WARS

Quem quiser ler algumas opiniões minhas sobre este filme faça favor clicar aqui . Atenção que revela alguma da história do filme, por isso entrem só se ja viram ou não se importam em saber...

JM (May the Force be with us)

5/18/2005

Wilkommen MGC

Bem vinda ao nosso piqueno blog Maryjane!

Não poderia escolher melhor contratação...Damos-te a palavra.

JM

Hopper de Verão

O Hopper aqui por cima é para ti, M. Claro.

PS: Desculpa, Joana, por não substituir o noir do Hopper por um Van Gogh, como sugeriste há uns tempos. Um dia compro-te um, só para me redimir.

M.

Não sei como vai, assinar. Espero que seja como M., embora acredita que prefira o tradicional MGC. Mas gosto mais de M., desde que soube o quanto ela gosta do Inverno. Espero que ela goste tanto de estar aqui n'Os Leões de Tolstoi como eu gostei que ela tivesse aceite o convite. Benvinda, M.

5/15/2005

Palavras para quê? Os números dizem mais.

1 - 0

Um blog com... casta!

(Desculpem, é que acabei há pouco O Deus das Pequenas Coisas) Tempus Perdidus, da SªRA.

Por ser verdade e para que conste,

... os sobreiros morrem de pé.

Literatura comparada

Almas Cinzentas é uma história pobre pretensiosamente contada como se fosse única. O Deus das Pequenas Coisas é uma história maravilhosa humildemente contada como se fosse mais uma.

5/13/2005

Na RR

Hoje foi um dia em o facto de estar a estagiar na RR me proporcionou momentos especiais...

À chegada cruzei-me com três distintas personalidades. O director da RR Francisco Saarsfield Cabral, o economista(e meu ex-professor) João César das Neves, e o escritor João Bénard da Costa.

Desloquei-me depois em reportagem para nada mais nada menos do que o Palácio de Belém onde estive a metros do Presidente Jorge Sampaio e do mais recente Grão-Mestre da Ordem do Infante D. Henrque, o Prof. João Lobo Antunes o qual tive a honra de entrevistar.

Tive ainda a oportunidade que entrevistar a velejadora britânica Ellen McCarthy que deu a volta ao mundo sozinha em barco á vela, muito simpática por sinal.

Por fim tive o prazer de ouvir serem lidas no noticiário da RR algumas linhas escritas pelo meu humilde punho de estagiário.


Some days are hard to follow up...

5/10/2005

Panorama

Durante uns tempos, fez-me confusão encontrar alguém que já não via há muito tempo e aperceber-me da sua queda para a imutabilidade. Enjoava-me o modo como, tantos anos depois, as pessoas mantinham jeitos, certezas, hábitos e sítios. Durante muito tempo fiquei com dor de cabeça sempre que via o R. e a I. a passearem juntos pelo jardim onde aprendemos a fumar e despejámos garrafas de Três Marias. Especialmente em tardes quentes, cogitava neles o exemplo dos humanos que se cristalizam. Pensava para comigo (mas só para comigo) que eles perdiam todos os dias um bocado de vida, um bocado de evolução. Ultimamente, tenho voltado ao café do bairro. Acho que o Panorama continua a ser o café do bairro para muitos, mas para mim deixou de o ser. O João já não sabe que o meu café é curto, e a mãe dele trata-me como se trata um desertor. Tenho aparecido no Panorama às 9 da noite, uma vez que já não é preciso combinar. (Todos eles, menos eu, continuaram a ir às 9 da noite ao Panorama.) Agora, gosto muito de lá ir. Gosto porque sei que as pessoas que julguei imutáveis afinal o são com toda a dignidade. Que continuam a ir ao Panorama porque gostam que o Panorama faça parte da vida delas e que hoje, se quisesse voltar a beber Três Marias num parque vazio, seriam com elas. Talvez qualquer dia o João deixe de me perguntar se o meu café é curto. Talvez eu me envergonhe um pouco de não ter sido mais imutável.

Sabedoria

Só quem já morreu na fogueira sabe o que é ser carvão.

5/09/2005

O teu rosto amanhã

Para a R.

Ela tinha um rosto de amanhã que me doía, um rosto que para mim se revelou bem cedo, nos primeiros olhares cruzados nas carteiras da faculdade. Contudo, podemos sempre relevar. Foi o que fiz. Ainda que Marías diga que todos conhecemos os rostos de amanhã, sabemos como vão ser. Eu acredito no Marías. A desilusão (ou a surpresa, embora excepcional) nunca é total, pois o rosto de amanhã já se foi revelando cruamente. Conhecer um rosto amanhã, sempre que hoje ele nos deslumbra a cada olhar, pode ser uma dor funda.

5/08/2005

Pois é



Pois é
Fica o dito e redito por não dito
É difícil dizer que inda é bonito
Cantar o que me restou de ti

Taí
nosso mais-que-perfeito está desfeito
E o que me parecia tão direito
Caiu desse jeito sem perdão

Então
disfarçar minha dor já não consigo
Dizer que nós somos bons amigos
É muita mentira para mim

E enfim
hoje na solidão ainda custo
A entender como o amor foi tão injusto
pra quem só lhe foi dedicação

Pois é, e então
a lua esconde-se no
cabelo dela.
O
lírio
do céu
cheio de todos os sonhos
desce.

encobre a sua brevidade em canto
cerca-a de intricados débeis pássaros
com margaridas e crepúsculos
Aprofunda-a,

Recita
sobre a sua
carne
as pérolas

da chuva uma a uma murmurando.

e.e.cummings

5/06/2005

Ouvido

"It don´t seem right i should be alone tonight..."

Não resisto a dizer que ando a ouvir Christopher Cross.
O nome pode não dizer muito a muitos mais jovens que eu, mas é sem dúvida bom e aconselho a quem goste de ouvir música simples e melodiosa.

O album em questão é o primeiro dele, de 1979. Músicas como "Sailing" ou "Ride like the wind" podem não ser totalmente desconhecidas de uma grande maioria.

Chamem-me saudosista...

5/01/2005

Messenger V.6

Braz diz:
O trabalho enobrece
JohnnyM - na Radio diz:
empobrece talvez!