8/30/2005

Em branco, em preto

A minha vida tem muitos m’s. Não m´s a mais, apenas muitos m’s.

A MM, que deixou de trabalhar ao meu lado e agora trabalha à minha frente, tem um enorme talento, o que parece ser uma constante nas m´s. A MM fotografa. Com a alma. Retira das horas dos dias aqueles segundos espartos que definem quotidianos, que ilustram vidas.

São imagens densas, escuras. Cruas.

Imagino a MM no estúdio de revelação que montou na cozinha. Não que já o tenha visto, mas imagino-o sempre que olho para as suas fotografias. Sei o cuidado com que faz mergulhar o papel em água estranhas, como pendura imagens numa cozinha forrada de panos pretos. E, finalmente, sei o amor que MM tem por todas estas fotografias.

Eu partilho-o.

8/26/2005

Fiquem com esta e bom fim de semana.

Tudo aquilo que algum idiota diz que é urgente é algo que algum imbecil não fez em tempo útil e querem que você, o otário, se desenrasque para fazer em tempo recorde!

E agora algo que toda a gente já sabia...

GR1264 4 soc 266 AFP 7269061
sociedade reino-unido ciência
Reino Unido: Estudo afirma que homens têm QI médio superior às mulheres

Londres, 25 Ago (Lusa) - Um estudo britânico afirma que os homens têm um quociente de inteligência (QI) médio mais elevado do que as mulheres, segundo dados preliminares divulgados hoje na imprensa.

Segundo o estudo, realizado pelos professores Paul Irving e Richard Lin, do Centro de Psicologia da Universidade de Manchester, acima dos 14 anos, os homens têm um QI em média cinco pontos mais alto do que as mulheres da mesma idade, diferença que aumenta nos QI mais elevados.

Os investigadores frisam no entanto "que quando os níveis de QI são iguais (entre homens e mulheres), as mulheres são mais eficazes do que os homens pois elas são mais conscienciosas e capazes de suportar longos períodos de trabalho".

Os resultados completos do estudo serão publicados até ao fim do ano na Revista Britânica de Psicologia.

Embora os investigadores concluam que a diferença de QI entre homens e mulheres não se verifica até aos 14 anos, após essa idade há duas vezes mais homens no escalão de 125 pontos de QI.

Ao nível dos 155 pontos de QI, a partir do qual se distinguem os génios, há apenas uma mulher por cada cinco homens. "Estes dados talvez ajudem a explicar porque há mais homens entre os grandes jogadores de xadrez, entre os vencedores do Prémio Nobel", avançou Paul Irving.

"A pequena vantagem dos homens em termos de QI pode ser determinante em certas tarefas de grande dificuldade, como a resolução de problemas complexos de matemática, física ou engenharia", acrescentou.

A inesperada primeira boa notícia da semana

Lisboa, 26 Ago (Lusa) - Um estudo hoje divulgado revela que o
número de ninhos ocupados por cegonhas-brancas em Portugal aumentou
mais de cinco vezes nos últimos 20 anos, existindo perto de 7.700, o
que comprova a recuperação da espécie.


É pouco, mas é de boa vontade.

8/23/2005

A escolhas dos camaradas

Baseando-se em crenças optimistas que resultam do bom resultado que o PCP conseguiu nas últimas legislativas, os comunistas escolheram Jerónimo de Sousa como candidato a Belém. Será que lá para os lados da Soeiro Pereira Gomes nunca se ouviu que um raio não cai duas vezes no mesmo sítio? É que tratou-se de um raio, certo?

Saudades, M.

A M. anda em campanha. Já a viram lá para os lados de Benfica. Lá para meados de Outubro, deve voltar à blogosfera.

Os ingleses e nós

A promoção do país no estrangeiro está a dar resultados. A Lusa diz que a BBC até já mandou uma equipa de jornalistas para ver o que se passa no nosso país. Diz-se que andam lá para os lados de Coimbra, lá pelas belas serras de Abrantes. A notícia vem aqui.

Que venha o próximo Hopper. Logo.

Estão a ver a porta no quadro aqui do Hopper aqui em cima? Pois bem. Estão a ver a porta? Pois bem: apetece-me fecha-la. Acabar com o verão, receber o outono. Deixar de ter remorosos por não aproveitar a praia nos finais de tarde da semana. Deixar de achar os restaurantes do Bairro Alto demasiado quentes. Deixar de conjecturar todas as manhãs sobre a (im)possibilidade de ir à praia antes de começar a trabalhar. E procurar um novo Hopper mais outonal. Lá para meados de Setembro.

Aviso à navegação

Recorrentemente, posso vir a repetir este post. É que, recorrentemente, posso voltar a ter saudades. Afinal de contas, há algum mal nisso?

Acontece que eu sou baiano

Tenho saudades deste sítio. De noite, com uma caipirinha na mão. Tenho saudades de estar aqui numa manhã de chuva intermitente. Tenho saudades da loja de quadros que não se vê na imagem. Do ar húmido. De jantar no senhor Manuel. De ver a alegria das pessoas na rua a partir de um primeiro andar. De ouvir Rosa Passos enquanto nao chega a chega a refeição. Tenho saudades de esperar em Salvador. Em Salvador, não se espera. Em Salvador o tempo passa, doce.

O número mítico

O Fundo de Solidariedade da União Europeia é activado quando o prejuízo do estado é igual ou superior a 0,6% do PIB. O Diário Económico de hoje revela que as autarquias devem aos fornecedores 870 milhões de euros, ou seja, 0,6% do PIB. Isto significa que a União Europeia nos deve ajuda. Não pelos incêndios (ainda), mas pela incompetência daqueles que elegemos e nos preparamos para reeleger.

8/17/2005

Série Grandes Políticos Portugueses Sobre os Quais a Joana Gosta de Discutir




Mil vs. Cavaco

Em conversa através do msn, a 1000 revelou que em Dezembro avançará com os seus argumentos políticos contra Cavaco. Até lá, ficamos a espuma dos (profundas) considerações pré-pré-eleitorais. No entanto, trata-se de argumentos de extrema relevância.

8/16/2005

Excelente companhia para o fim de uma terça que não correu bem


Presidenciais 2006

Soares "sonda" Louça e Jerónimo. Assim, talvez Cavaco "sonde" Ribeiro. Finalmente teremos umas presidenciais à americana. Um mano-a-mano para mais tarde recordar.

Mil vezes...

8/15/2005

Esta é a parte mais triste

8/10/2005

Fogo!

Os incêndios este ano foram uma catástrofe.
Já o tinham sido o ano passado e no ano anterior...Portugal TINHA a maior mancha florestal da Europa.
E a maior mancha de pinheiros bravos do território nacional ardeu TODA em apenas um dia durante a semana passada em Vila Pouca de Aguiar.
O parque natural da Serra da Estrela está agora negro, bem como 68 mil hectares só este ano.
Portugal foi este ano o país da Europa com mais incêndios e o segundo com mais área ardida(o primeiro foi a Espanha que é 4 vezes maior que nós).

É impressão minha ou isto não é normal? É verdade que a seca é extrema...mas estamos a assistir à destruição de um património que vai ter consequência muito más no futuro.
Será que não há mesmo nada a fazer?

Um post que poderia chamar-se "Arrogância intelectual", mas que se chama singelamente "Um presente para a Joana 1000"

Um pequeno presente para a Joana, que tem sempre ideias tão precisas e imutáveis sobre tudo. É uma pequena inveja que cá tenho. O presente é o primeiro texto: Power and Weakness, do Kagan. Boas leituras.

8/03/2005

Maria José, Zézinha para todo o Portugal

Foi com certeza propositado, porque a "Zézinha" (qual é a forma correcta: Zezinha ou Zézinha?...), tal como insistem em chamar-lhe - tornando sua a figura pouco séria, logo à partida - é do sexo F. A Zézinha é uma senhora, veste o cor-de-rosa e usa pregadeiras em forma de rosa.
O "Zézinha" foi uma estratégia de aproximação das pessoas, que quer misturar acessibilidade e popularidade. Bem sei que a política é feita da personalização, não de propostas concretas, e que as autárquicas elevam ainda mais esse expoente. Mas "Zézinha" roçará talvez o "redículo" (até o Portas o deve reconhecer), ao lembrar demasiado uma tia de família, uma avó abastada, uma prima que vive luxuosamente no campo.
Se fosse só isto, tudo seriam realmente rosas. Não viesse o slogan destruir qualquer réstea de credibilidade: antes de mais, "Arrumar a casa" cheira a Pronto para madeiras, a Cif casa-de-banho, a Fairy uma-gota-lava-cinquenta-e-sete-panelas. É como se a Zézinha fosse dona de casa. Talvez vá buscar o voto das domésticas.
O "Arrumar a casa" que escolheram para a Zézinha é terrivelmente salazarista, numa lógica dos três K's nazis, aprisionando a Zézinha ora na cozinha, ora na igreja, ora a levar com as crianças. Se nos detivermos a pensar nisso, veremos que é de um machismo assustador. A fórmula ideal para os eleitores nunca chegarem a ver na Zézinha uma candidata efectiva à câmara.