8/26/2005

E agora algo que toda a gente já sabia...

GR1264 4 soc 266 AFP 7269061
sociedade reino-unido ciência
Reino Unido: Estudo afirma que homens têm QI médio superior às mulheres

Londres, 25 Ago (Lusa) - Um estudo britânico afirma que os homens têm um quociente de inteligência (QI) médio mais elevado do que as mulheres, segundo dados preliminares divulgados hoje na imprensa.

Segundo o estudo, realizado pelos professores Paul Irving e Richard Lin, do Centro de Psicologia da Universidade de Manchester, acima dos 14 anos, os homens têm um QI em média cinco pontos mais alto do que as mulheres da mesma idade, diferença que aumenta nos QI mais elevados.

Os investigadores frisam no entanto "que quando os níveis de QI são iguais (entre homens e mulheres), as mulheres são mais eficazes do que os homens pois elas são mais conscienciosas e capazes de suportar longos períodos de trabalho".

Os resultados completos do estudo serão publicados até ao fim do ano na Revista Britânica de Psicologia.

Embora os investigadores concluam que a diferença de QI entre homens e mulheres não se verifica até aos 14 anos, após essa idade há duas vezes mais homens no escalão de 125 pontos de QI.

Ao nível dos 155 pontos de QI, a partir do qual se distinguem os génios, há apenas uma mulher por cada cinco homens. "Estes dados talvez ajudem a explicar porque há mais homens entre os grandes jogadores de xadrez, entre os vencedores do Prémio Nobel", avançou Paul Irving.

"A pequena vantagem dos homens em termos de QI pode ser determinante em certas tarefas de grande dificuldade, como a resolução de problemas complexos de matemática, física ou engenharia", acrescentou.

1 Comments:

Blogger Joao said...

Ainda ontem escrevi esta notícia para a Renascença...

A comprovação está que a equipa da noite da informação é composta por quatro homens chefiados pela grande editora Anabela Góis.

5:22 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home