7/07/2005

Sven Hassel

Sempre que passo no chiado páro num quiosque que vende livros velhos...

Tenho adquirido lá ultimamente alguns exemplares muito maltratados mas quase impossíveis de encontrar á venda nas livrarias normais...

Dois dos três livros que lá comprei(por um euro cada) são da autoria de Sven Hassel. Intitulam-se "Os Carros do Inferno" e "Camaradas de Armas".

Hassel é um conhecido(e reconhecido) autor alemão que tendo sido soldado na Segunda Grande Guerra põe no papel as suas experiências da Guerra, numa escrita simples, crua e muitas vezes violenta e até obscena. Nenhum promenor de horror e de angústia é poupado ao leitor que assim tem uma noção daquilo por que passaram aqueles que combateram nas piores batalhas da História da Humanidade.

Hassel teve a sorte de sobreviver à guerra, considerando que esteve no pior teatro de guerra possível...a frente Russa.

No entanto no meio de todo o horror e morte, Hassel realça a única coisa positiva de tudo o que o rodeava...A camaradagem com os seus companheiros...De facto Hassel tem papel quase apenas de narrador, em histórias onde são os seus companheiros que obtêm o protagonismo. O "Legionário", o "Miudinho", "Alte" e "Porta" são personagens com quem ficamos íntmos e seguimos apaixonadamente, enquanto a guerra destroi e mata á sua volta.

Das ruas destruídas de Berlim até ao gelo da Rússia, Hassel e os seus companheiros lutam, não por Hitler, nem mesmo pelo seu país, mas uns pelos outros e pela sobrevivência.

Para mais informações : www.svenhassel.net

1 Comments:

Blogger Joana said...

hás de procurar nesse teu alfarrabista, um livro chamado "Lisboa em Camisa" de Gervásio Lobato. É um dos retratos mais fieis de Lisboa e dos seus habitantes. Pode ter 100 anos mas ainda está actual...

9:34 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home