4/24/2005

1-Não podendo sair do Fahrenheit 451, que livro quererias ser?
Não tenho qualquer dúvida. Seria As anotações de Malte Lauridis Brigge, do Rilke. Numa edição de 1978, de capa cinza. Assim o encontrei num alfarrabista perto da Misericórdia.

2- Já alguma vez ficaste perturbado por uma personagem de ficção?
Já. O narrador de Longe de Veracruz. Assusta-me a loucura parecida com o mal dos trópicos.

3- O último livro que compraste?
Livro de Poemas, e. e. cummings. Sul – Viagens, Miguel Sousa Tavares.

4- O último livro que leste?
Olga, a excelente biografia de uma judia-comunista que o governo de Getúlio Vargas entregou a Hitler. Muito bem escrita pelo jornalista brasileiro Fernando Morais.

5- Que livros estás a ler?
Estou no 27º conto do excelente 64 Contos de Rubem Fonseca. E Gente feliz com lágrimas, João de Melo.

6- Seis livros que levarias para uma ilha deserta?
Seis bons livros de fotografia sobre Nova Iorque, Londres, Paris, Tóquio, Barcelona, Roma, Rio. Para a eventualidade de não voltar da tal ilha e lembrar-me dos velhos tempos.

7 – Três pessoas a quem vais passar este testemunho e porquê?
À 1000-Homens, ao Lameira e ao meu sócio neste estabelecimento JM. Porque sim.