4/05/2005

A morte do Papa João Paulo II

Era decerto um ícone da cultura mundial para todos nós, especialmente para os cristãos, e muito especialmente para a geração que, tal como eu nunca conheceu outro papa que não João Paulo II.

Quando o bispo polaco Karol Wojtyla foi eleito papa em Novembro de 1978, tinha eu apenas 8 meses de vida. Desde sempre me lembro da sua figura, vestido de branco, cabeça calva, cabelo branco e face bondosa, acenando ás multidões que desde sempre o recebiam em sincera e profunda alegria.

Há dois dias Wojtyla morreu após 26 anos e alguns meses de pontificado. Era por certo muito amado pelos cristãos, não só por ser o papa, mas pelo ser humano que era.

Penso que o papa João Paulo II, foi um dos melhores seres humanos que eu conheci. Foi sempre incansável na luta pelo ideal moral humano, defendendo os pobres e os oprimidos. Não o fez só com palavras, mas com actos. Viajou mais do que qualquer outro papa antes dele. Visitou países de todos os continentes e crenças. Trabalhou para unir as diferentes religiões numa causa comum. O bem de todos. Apelou sempre ao amor, rejeitou sempre a guerra e os conflitos, defendeu sempre a vida.

Fê-lo muitas vezes contra todas as críticas de retrogradismo e de intransigência. Numa época em que a SIDA é uma realidade, ele rejeita o uso do preservativo. Numa época em que os países discutem o aborto como forma de controlo da qualidade de vida e do planeamento familiar, ele rejeita-o firmemente.

Obviamente, na sociedade civil, estas posições podem ser tomadas como irrealistas, conservadoras, e até irresponsáveis, mas, na minha opinião, um papa que defende a vida e moral, não pode senão ter estas posições para ser coerente. A igreja avançou muito com o papa, mas não pelo caminho das concessões em termos de valores. Ela avançou pelo caminho do fortalecimento das convicções da consciência de cada um acerca do que é certo e do que é errado, e foi isso que este papa fomentou no seu pontificado.

É o resultado disto que se vê hoje em Roma e um pouco por todo o mundo. Todos os principais líderes mundias lhe prestam homenagem, milhões de pessoas os choram comovidas, pela sua perda. O papa fez história e ficará para a história como protagonista dos nossos tempos.

odpoczywaj w pokoju Karol!