3/04/2005

Sommarlek

Fui ha dias à cinemateca ver um filme de Ingmar Bergamn, intitulado Sommarlek ou, em português "Um Verão de Amor".

Confesso que não sou nem nunca fui um consumidor habitual dos filmes de Bergman, nem de filmes do mesmo género. Fui com amigos e com espirito aberto, sabendo também que Bergman é um realizador muito aplaudido e importante na história do cinema...trata-se então de descobrir porquê.

A história, ou melhor o género do filme não realmente dos que me chama ao cinema, mas tenho de reconhecer que não tem nada a ver com o que estou habituado, que geralmente são filmes americanos e comerciais. A intensidade da representação e dos dialogos, sempre cheios de significado e de profundidade, é algo que hoje em dia não se encontra muito, e que tem o seu que de belo.

Uma história trágica mas com um véu de esperança onde facilmente me enamorei pela personagem principal, uma jovem bailarina, intepretada pela actriz Maj-Nitt Nilsson.
O preto e branco de 1951 dá-lhe também outra magia...

Com isto, não poso afirmar que passei a ser um grande apreciador de bergman...mas para alguém poderia considerar um filme destes uma seca, até que não foi tão mau assim.