4/13/2005

Buenos Aires



Buenos Aires e uma cidade que nos reconcilia com a condicao urbana, que nos lembra que as cidades podem ser construidas para o servico dos homens e que nos ensina que a dimensao e a beleza sao conciliaveis, a monumentalidade e a escala humana podem conviver juntas, os servicos e o comercio podem-se conjugar de forma perfeita com o prazer e a arte de viver uma cidade. Ao contrario, por exemplo, do Rio de Janeiro, cujo enquadramento paisagistico natural nao tem paralelo no mundo, Buenos Aires nao dispoe de trunfos naturais: nao tem costa maritima, nem um rio digno desse nome, nao tem lagoas, nem enseadas nem montanhas, enquadrando-a. Nao ha um Cristo Redentor a quem dar gracas por tanta fortuna. Aqui, tudo e obra dos homens e nada e acrescento divino. E uma cidade feita por homens e para os homens viverem. Por homens visionarios e arrojados que ousaram pensar grande, que construiram a mais antiga e ainda hoje a maior e mais bonita opera de todas as Americas - o Teatro Colon, decorado com marmores de Carrara e de Estremoz -, que secaram pântanos para plantarem os mais fantasticos jardins publicos, que os semearam de uma profusao de estatuas de pedra e de bronze (tantas que, quando ja nao havia mais herois nacionais para representar, foram dedicadas a Mozart ou a Verdi), que deitaram abaixo quarteiroes inteiros para rasgarem algumas das mais largas avenidas do mundo (a 9 de Julho e mesmo a mais larga do planeta), que, de um canal vindo do Rio de La Plata, criaram umas maravilhosas docas de pequenos edificios de tijolo vermelho, ao servico do comercio, dos bares e restaurantes e da marinha de recreio, em pleno coracao da cidade.

Em Buenos Aires convivem harmoniosamente os pequenos bairros populares antigos, territorio do tango e de uma certa rufiagem cativante, com os quarteiroes de arranha-ceus, sobrepostos por decadas sucessivas de arquitectura futurista, desde os anos 20 atea actualidade (foi a primeira cidade da America Latina a erguer um arranha-ceus, a primeira a escavar um metropolitano, em...1910!). Convivem a zona tradicional de comercio da "Baixa" com a zona de servicos e escritorios, a zona de edificios publicos em volta da Praca de Mayo e da Casa Rosada com as magnificas zonas residenciais, como Recoleta, com a sua profusao de antiquarios, galerias de arte, livrarias (abertas atea meia-noite!) e, em cada esquina, o seu cafe, que e um verdadeiro cafe, local de estar, de ver e de conversar, sem formicas, nem aluminios nem plasticos, mas sim moveis de madeira antiga, tampos e balcoes de marmore, fotografias gastas pelo tempo, homenageando os antigos frequentadores, de Borges a Fangio, de Gardel a Peron (e, de cada vez que pedir uma simples "bica", saiba que ela vem sempre acompanhada por um copo de agua com gelo, dois biscoitos e um guardanapo de papel espesso). Por isso tambem, em homenagema influência inglesa, Buenos Aires tem ainda, nao na periferia, mas em pleno centro, milhares de hectares de relvados e jardins publicos a perder de vista, com três hipodromos, dois estadios de polo, "country clubs", campos de futebol, de tenis, picadeiros e escolas de equitacao, percursos pedonais, para cavalos e para ciclistas, jardins infantis e jardins japoneses, jardim zoologico e jardins para passear caes, marinas e ate um aeroporto para voos internos em pleno centro. E todas estas zonas - a comercial, a de servicos, as residenciais e as de lazer - nao funcionam por territorios estanques, mas sim interligados, integrados uns com os outros, de modo que nao ha zonas desertas ou abandonadas conforme os horarios, antes uma cidade que e habitada, vivida e desfrutada na sua totalidade.


Miguel Sousa Tavares

2 Comments:

Blogger Unknown said...

Lindo texto,sem dúvidas buenos aires é uma cidade encantadora!Sou Brasileiro,tenho 21 anos e uma namorada lá,Brasil,um grande lugar para se viver,mas buenos aires respira boa vida cultura elegância,com sua arquitetura seus parques,uma linda cidade sem duvidas,me encanto quando estou lá!!!

2:54 da manhã  
Blogger Unknown said...

Buenos Aires sem duvida encanta qualquer pessoa, não semeste pela sua cultura, como tambem pela sua imensa beleza...

Me encanta!!

6:54 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home